Primeiramente, o que a V1.8 traz de novidade:
- Cross-Controller
- Cross-Save
- Clássicos de PSOne
- Possibilidade de controlar o menu com os controles.
Essa novidade permite aos felizes donos de um Vita e um PS3 usar o Vita como um controle secundário, usando a tela sensível do portátil de forma semelhante ao "controle tablet" do WiiU (Problem, Nintendo?).
A função, obviamente, só funciona com os jogos compatíveis, como Little Big Planet 2 e eu não pude testar, pois não tenho o jogo.
![]() |
Tô indo pro PS3, Bitches. |
Comprou um jogo no PS3 e ganhou/comprou outra cópia no Vita? Agora você pode transferir o save do seu PS3 para o Vita (ou do Vita para o PS3) e continuar de onde parou.
Novamente, apenas para os jogos compatíveis.
Clássicos de PSOne:
Agora podemos jogar PSOne no Vita, yes!
A gama de jogos disponível da PS Store do Vita ainda é bem limitada, temos apenas 6 jogos na brasileira e 9 na americana, porém você pode transferir tranquilamente alguns dos seus clássicos do PS3 para o PS Vita e eles devem funcionar perfeitamente.

Lista PSN:
Cool Boarders 2
Final Fantasy VII
Odd World: Abe's Exoddus
Odd World: Abe's Oddysee (Clássico da Semana, por 20,99)
Rayman 2: The Great Escape
Tomb Raider
Testados por mim:
Metal Gear Solid
Resident Evil Director's Cut
Resident Evil 2
Resident Evil 3: Nemesis
Essa nova função está funcionando bem, porém precisa de ser polida ainda. Não sei se foi porque eu só testei jogos ainda "não suportados", mas não apareceu nenhuma opção de mudar os controles, como temos quando usamos o PS3 remotamente, (O Vita não tem os botões L2, L3, R2 e R3) e tive que usar os controles padrões (que usa a traseira do console, também sensível ao toque), nada matador, mas poderíamos ter a opção de usar outro esquema de controle.
![]() |
Não consegue trocar o port do controle? HAHAHA |
Outra coisa é que para você acessar as opções do "console" como trocar o cd ou o controle do port 1 para o port 2, você deve botar seu dedo na tela por alguns segundos e esperar as opções aparecerem. Um pouco anti-intuitivo, quando o mais "certo" seria apertar o botão PS, como no console de mesa. Também, nada que matasse a experiência, mas foi uma certa luta para descobrir como eu tinha que fazer para acessar essas opções.
A opção de tirar printscreen dos jogos também não está disponível ainda.
![]() |
Sem fotos, porfavor. |
Lembrando também que, apesar desses contra-tempos, eu tive muitos ótimos momentos relembrando a minha infancia e o dia em que, ao jogar MGS, deixei minha infancia de lado e virei um homem.
![]() |
Eu vou ter que tocar... nisso? |
Controlar o Menu com os Controles:
Muitos estavam de "mimimi" porque tinham que usar a tela sensível do console quando estavam no menu.
Para essas pessoas que não queriam engordurar a tela do seu precioso portátil, a sony disponibilizou a opção de não o fazerem, mas para isso terão que tocar em "configurações" e ativar a opção. Força! Tal sacrifício há de valer a pena.
Não vi muita utilidade nessa função, visto que é mais fácil tocar na tela para navegação, mas, ei, pelo menos ela existe para quem prefere as coisas do jeito antigo.